Imagine um gavião sendo radiografado, um tamanduá, um cavalo ou uma onça passando por uma tomografia computadorizada. Muito interessante não é?!
As radiografias em animais de grande porte geralmente são feitas com aparelhos móveis, devido a dificuldade de locomoção desses animais até uma clinica especializada.
Gavião Carijó - Radiografia Pós cirúrgica. |
Diferentemente dos exames realizados em humanos, os animal não obedece as técnicas de posicionamento, neste caso, devemos conte-lo para garantir um bom posicionamento e isso acaba nos expondo mais a radiação.
Os três princípios fundamentais de proteção radiológica nunca podem ser esquecidos e isso também se aplica aos outros campos da radiologia, portanto Tempo, distância e blindagem são fundamentais, afinal, quanto menor o tempo de exposição, menor será a dose recebida. Quanto a distância, o operador deve ficar o mais afastado possível da fonte e por ultimo mas não menos importante, a blindagem, que impede que o profissional fique exposto a uma dose desnecessária.
Além do dosímetro, o profissional deve sempre utilizar um avental plumbífero,óculos plumbífero, protetor de tireoide e quando possível, luvas plumbíferas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário